sábado, 23 de fevereiro de 2008

Canto dos passáros


A alma da Música nasce do espírito e sua mensagem brota do Coração.

A canção dos pássaros desperta o Homem de sua insensibilidade, e o convida a participar dos salmos de glória à Sabedoria Eterna, que criou a melodia de suas notas.

Tal música nos faz perguntar a nós mesmos o significado dos mistérios contidos nos velhos livros.

Quando os pássaros cantam, estarão chamando as flores nos campos, ou estão falando às árvores, ou apenas fazem eco ao murmúrio dos riachos? Pois o Homem, mesmo com seus conhecimentos, não consegue saber o que canta o pássaro, nem o que murmura o riacho, nem o que sussurram as ondas quando tocam as praias vagarosa e suavemente.

Mesmo com sua percepção, o homem não pode entender o que diz a chuva quando cai sobre as folhas das árvores, ou quando bate lentamente nos vidros das janelas. Ele não pode saber o que a brisa segreda às flores nos campos.

Mas o coração do homem pode pressentir e entender o significado dessas melodias que tocam seus sentidos. A Sabedoria Eterna sempre lhe fala numa linguagem misteriosa; a Alma e a Natureza conversam entre si, enquanto o Homem permanece mudo e confuso.


~ Gibran Kahlil Gibran ~
obs:
Imagem do site da Rádio USP, onde também podem ouvir os cantos dos mais variados passaros.

sábado, 16 de fevereiro de 2008

São Francisco


As criaturas de Deus são um reflexo do seu amor!

******************************************************

Muitas histórias com animais cercam a vida de Francisco de Assis. Elas estão contadas no Fioretti (pequenas flores, em italiano), uma coleção póstuma de contos populares sobre este santo. Certa vez ele viajava com seus irmãos e eis que viram ao lado da estrada árvores lotadas de passarinhos. Francisco disse a seus companheiros: "aguardem por mim enquanto eu vou pregar aos meus irmãos pássaros".
Os pássaros o cercaram, atraídos por sua voz, e nenhum deles voou. Francisco falou a eles:
"Meus irmãos pássaros, vocês devem muito a Deus, por isso devem sempre e em todo lugar dar seu louvor a Ele; porque Ele lhe deu liberdade para voar pelo céu e Ele o vestiu. Vocês nem semeiam nem colhem, e Deus os alimenta e lhes dá rios e fontes para sua sede, montanhas e vales para abrigo e árvores altas para seus ninhos. E embora vocês nem saibam como tecer, Deus os veste e a suas crianças, pois o Criador os ama grandemente e o abençoa abundantemente. Então, semprem busquem louvar a Deus."



terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Sobre jardins e saudades


Trechos de uma linda crônica de Rubem Alves :

"Eu acho que Deus, ao criar o universo, pensava numa única palavra: Jardim! Jardim é a imagem de beleza, harmonia, amor, felicidade. "

Queria um jardim que falasse. Pois você não sabe que os jardins falam? Quem diz isto é o Guimarães Rosa: "São muitos e milhões de jardins, e todos os jardins se falam. Os pássaros dos ventos do céu - constantes trazem recados.

Você ainda não sabe.
Um dia você terá saudades... Vocês, então, saberão...

" É preciso ter saudades para saber. Somente quem tem saudades entende os recados dos jardins. Não chamei um paisagista porque, por competente que fosse, ele não podia ouvir os recados que eu ouvia. As saudades dele não eram as saudades minhas. Até que ele poderia fazer um jardim mais bonito que o meu. Paisagistas são especialistas em estética: tomam as cores e as formas e constróem cenários com as plantas no espaço exterior. A natureza revela então a sua exuberância num desperdício que transborda em variações que não se esgotam nunca, em perfumes que penetram o corpo por canais invisíveis, em ruídos de fontes ou folhas... O jardim é um agrado no corpo. Nele a natureza se revela amante... E como é bom!

Mas não era bem isto que eu queria. Queria o jardim dos meus sonhos, aquele que existia dentro de mim como saudade. O que eu buscava não era a estética dos espaços de fora; era a poética dos espaços de dentro.

Eu queria fazer ressuscitar o encanto de jardins passados, de felicidades perdidas, de alegrias já idas. Em busca do tempo perdido...

Saudade é a dor que se sente quando se percebe a distância que existe entre o sonho e a realidade. Mais do que isto: é compreender que a felicidade só voltará quando a realidade for transformada pelo sonho, quando o sonho se transformar em realidade. Entendem agora por que um paisagista seria inútil? Para fazer o meu jardim ele teria que ser capaz de sonhar os meus sonhos...

Leia aqui a crônica completa na Casa de Rubem Alves

O Caçador de Pipas

Assisti recentemente e recomendo!

O romance do afegão Khaled Housseini é considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial dos últimos tempos. E deu origem a um filme maravilhoso.

Ambientada originalmente no Afeganistão, a trama acabou sendo filmada na região de Kashnar, na China, para evitar o trânsito por zonas de conflito. Na cidade chinesa, a produção encontrou um bairro muçulmano cuja similaridade com a Cabul pré-guerra garantiu a autenticidade do cenário. O autor do best-seller não só aprovou o roteiro, assinado por David Benioff (de “Tróia”), como viajou à China para acompanhar as filmagens de perto e participar da escolha dos atores que participariam da produção.


O caçador de pipas
Khaled Hosseini

SINOPSE:
Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. Amir é rico e bem-nascido, medroso, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai.
Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade.
Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. Após um fato que marca para sempre a vida dos dois amigos, eles seguem caminhos diferentes.
Amir vai para os Estados Unidos com o pai, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado.

Opinião de uma grande escritora:
"Esta é uma daquelas histórias inesquecíveis, que permanecem na nossa memória por anos a fio. Por muito tempo, tudo o que eu li me pareceu sem graça. Todos os grandes temas da literatura e da vida são o material com que é tecido esse romance extraordinário: amor, honra, culpa, medo, redenção."
- Isabel Allende

Fonte: G1 news
________________________________________________

Uma frase que Hassan disse a Amir me emocionou profundamente:

"Por você, faria isso mil vezes!"

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Reflexão


Ninguém muda ninguém;
ninguém muda sozinho;
nós mudamos nos encontros.

Simples, mas profundo, preciso.
É nos relacionamentos que nos transformamos

Somos transformados a partir dos encontros,
desde que estejamos abertos e livres
para sermos impactados
pela idéia e sentimento do outro.

Roberto Crema

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Carnaval




Desejo a todos um maravilhoso carnaval!!!

beijos