domingo, 13 de abril de 2008

Blogagem coletiva

Queridos amigos,

A Georgia Aegerter do Saia Justa num belissimo post do dia 25/03/2008 chamado" O que você faz para acabar com o analfabetismo no Brasil? ", que transcrevo apenas alguns trechos abaixo, convida a todos a participar de uma blogagem coletiva contra o analfabetismo no Brasil.
No texto ela explica o que a motivou , aponta caminhos e incentiva que cada um faça o que estiver ao seu alcance pois é uma situação que precisamos mudar!
Eis aqui uma pequena parte do texto :

Um país se faz com homens e livros
Monteiro Lobato

Ao ler sobre o assunto aqui, tão bem escrito por Ataíde Lemos, fiquei assustada que ainda possa existir no Brasil um número de analfabetos tão expressivo.“O Brasil foi reprovado em: Ciências, Matemática e Leitura. Ocupando o 53º lugar dentre os 55 países que foram submetidos à pesquisa, que foi feita pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Ele lança a pergunta:
Qual será o futuro de um país onde a educação está relegada ao segundo ou terceiro plano?
“Devo confessar a vocês que esta pergunta me incomodou muito nos últimos dias. Assim, desejei fazer algo, como uma blogagem, onde pudéssemos discutir o assunto e propor soluções. Parece-me uma boa idéia, agora.
Dia 18 de abril, dia Nacional do Livro.
Dia da nossa Blogagem Coletiva contra o Analfabetismo.
Pegue seu selinho, ajude a divulgar. Participe.
Muito obrigada e um grande abraço
*********************************************************************************
Leiam aqui o post completo no Saia Justa :
bjs e uma semana abençoada para todos !!!
Marilac

7 comentários:

Andrea disse...

Oi Mari! Bom Dia!

Muito bom esse post!
Precisamos refletir sobre o que queremos p/ o futro dos nossos filhos e sem educação nada é possivel. Sem educação não teremos nada que nos ajude a desenvolver uma consciência crítica sobre o que o mundo e que nos faça questionar a realidade a nossa volta. Mas educação não é um poder delegado somente ao ambiente escolar, eduacação se faz no cotidiano, nos atos diários. Há muitas formas de analfabetismo pq a qualidade do nosso ensino está tão precária que não sei na verdade por onde deveria-se começar. Acabei desviando da campanha que é uma ótima iniciativa pq tudo começa quando o indívduo começa a se expressar por meio da linguagem . A partir do momento que ele se apossa desta linguagem ele pode se connhecer, se perceber e se integrar no meio em que vive. Bjs, boa semana.

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Minha querida, muito obrigada pelo apoio.

Valeu.

Beijao em você

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Oi, só lembrando que amanha 18 de Abril tem a Blogagem Coletiva “O que voce faz para acabar com o analfabetismo no Brasil?”

Abracos

Anônimo disse...

Mari, vou comentar o mesmo que no blog de uma amiga. No local onde trabalho o índice de analfabetismo é enorme, e conseguimos iniciar uma oficina pedagógica que tem dado bons resultados. Fico feliz ao ver todas aquelas pessoas com lápis e papel nas mãos!

:)

Beijos, Mel

Ela disse...

Conte comigo nesta campanha.
Aliás , para isto dedico meu ofício diário.
Para que através da leitura a s pessoas leiam o mundo e melhorem sua qualidade de vida.

Um abraço

. fina flor . disse...

achei muito bacana a idéia da blogagem, pena que ando meio sem tempo para brincar na blogosfera e acabei perdendo =/

beijos e bom feriado, dear

MM.

vieira calado disse...

Olhe, a situação em Portugal é idêntica.
Só poderá não parece a quem está de fora, porque o governo português mascara a realidade, por causa das exigências da União Europeia,
que exige sucesso escolar.
Um abraço