domingo, 13 de abril de 2008

Blogagem coletiva

Queridos amigos,

A Georgia Aegerter do Saia Justa num belissimo post do dia 25/03/2008 chamado" O que você faz para acabar com o analfabetismo no Brasil? ", que transcrevo apenas alguns trechos abaixo, convida a todos a participar de uma blogagem coletiva contra o analfabetismo no Brasil.
No texto ela explica o que a motivou , aponta caminhos e incentiva que cada um faça o que estiver ao seu alcance pois é uma situação que precisamos mudar!
Eis aqui uma pequena parte do texto :

Um país se faz com homens e livros
Monteiro Lobato

Ao ler sobre o assunto aqui, tão bem escrito por Ataíde Lemos, fiquei assustada que ainda possa existir no Brasil um número de analfabetos tão expressivo.“O Brasil foi reprovado em: Ciências, Matemática e Leitura. Ocupando o 53º lugar dentre os 55 países que foram submetidos à pesquisa, que foi feita pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Ele lança a pergunta:
Qual será o futuro de um país onde a educação está relegada ao segundo ou terceiro plano?
“Devo confessar a vocês que esta pergunta me incomodou muito nos últimos dias. Assim, desejei fazer algo, como uma blogagem, onde pudéssemos discutir o assunto e propor soluções. Parece-me uma boa idéia, agora.
Dia 18 de abril, dia Nacional do Livro.
Dia da nossa Blogagem Coletiva contra o Analfabetismo.
Pegue seu selinho, ajude a divulgar. Participe.
Muito obrigada e um grande abraço
*********************************************************************************
Leiam aqui o post completo no Saia Justa :
bjs e uma semana abençoada para todos !!!
Marilac

8 comentários:

Andrea disse...

Oi Mari! Bom Dia!

Muito bom esse post!
Precisamos refletir sobre o que queremos p/ o futro dos nossos filhos e sem educação nada é possivel. Sem educação não teremos nada que nos ajude a desenvolver uma consciência crítica sobre o que o mundo e que nos faça questionar a realidade a nossa volta. Mas educação não é um poder delegado somente ao ambiente escolar, eduacação se faz no cotidiano, nos atos diários. Há muitas formas de analfabetismo pq a qualidade do nosso ensino está tão precária que não sei na verdade por onde deveria-se começar. Acabei desviando da campanha que é uma ótima iniciativa pq tudo começa quando o indívduo começa a se expressar por meio da linguagem . A partir do momento que ele se apossa desta linguagem ele pode se connhecer, se perceber e se integrar no meio em que vive. Bjs, boa semana.

Georgia disse...

Minha querida, muito obrigada pelo apoio.

Valeu.

Beijao em você

Georgia disse...

Oi, só lembrando que amanha 18 de Abril tem a Blogagem Coletiva “O que voce faz para acabar com o analfabetismo no Brasil?”

Abracos

Guhn disse...

See Please Here

casualeblog disse...

Mari, vou comentar o mesmo que no blog de uma amiga. No local onde trabalho o índice de analfabetismo é enorme, e conseguimos iniciar uma oficina pedagógica que tem dado bons resultados. Fico feliz ao ver todas aquelas pessoas com lápis e papel nas mãos!

:)

Beijos, Mel

Ela disse...

Conte comigo nesta campanha.
Aliás , para isto dedico meu ofício diário.
Para que através da leitura a s pessoas leiam o mundo e melhorem sua qualidade de vida.

Um abraço

FINA FLOR disse...

achei muito bacana a idéia da blogagem, pena que ando meio sem tempo para brincar na blogosfera e acabei perdendo =/

beijos e bom feriado, dear

MM.

Vieira Calado disse...

Olhe, a situação em Portugal é idêntica.
Só poderá não parece a quem está de fora, porque o governo português mascara a realidade, por causa das exigências da União Europeia,
que exige sucesso escolar.
Um abraço