sábado, 1 de setembro de 2007

Tempo


Vale a pena relembrar o diálogo entre o Pequeno Príncipe e a raposa:

E voltou, então, à raposa:

- Adeus, disse ele...
- Adeus, disse a raposa. Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos.
-O essencial é invisível para os olhos, repetiu o principezinho, a fim de se lembrar.
- Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante.
- Foi o tempo que eu perdi com a minha rosa... repetiu o principezinho, a fim de se lembrar.
- Os homens esqueceram essa verdade, disse a raposa. Mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Tu és responsável pela rosa...
- Eu sou responsável pela minha rosa... repetiu o principezinho, a fim de se lembrar."
*********************************************************************************
Esse trecho do livro “ O pequeno príncipe” me fez pensar que Fernando Veríssimo está certíssimo quando diz que " precisamos urgentemente voltar o costume "antigo" de "ter tempo", de dar um tempo para o tempo nos mostrar quem são as pessoas."
Como é bom ir descobrindo afinidades, ser cativada por gestos de carinho e amizade...
Infelizmente tempo é mercadoria cada vez mais rara., Precisamos dele para tudo: preparar o almoço,ler aquele livro, assistir aquele filme ( quem já não devolveu um dvd a locadora sem ter tempo de assistir?) conversar com o amigo, concluir um relatório etc., etc.,
E num relacionamento seja de amor ou amizade, tempo é fundamental! Tempo para ouvir, tempo para falar ,tempo para partilhar alegrias, apoiar nos momentos dificeis, se fazer presente na vida do outro.
Cada vez mais é importante que você valorize o seu tempo, defina o que é importante, o que faz você feliz , quais seus sonhos, e não se esqueça de reservar tempo para as pessoas que ama.
Esse será sempre o tempo mais bem utilizado!

5 comentários:

Mira_azevedo disse...

O pequeno príncipe, é sempre uma nova releitura. " Mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas....
todos estamos destinados a fechar capítulos, virar páginas, terminar etapas ou momentos da vida,seguir adiante e ser feliz...Nada melhor que o Tempo.
Preservando o que de melhor hay em nós.
Um bj
Se tem msn , me add para que possamos convc:mira_lua@hotmail.com

Carol Timm disse...

Marilac,

É sempre oportuno falar do TEMPO, do que nos escapa por entre os dedos a cada dia, se não estivermos constantemente aproveitando-o bem, para crescer, amar e ser feliz.

Posso diser que hoje foi um dia intenso, e ter vindo aqui agora e conhecido o blog Compartir da Mira, só fechou com chave de ouro.

Beijos e um ótimo domingo para nós!
Carol

Edson Marques disse...

Teu texto de hoje é simplemente fundamental!

Inspirou-me a escrever sobre o Tempo, o meu, o uso que dele faço.


Urgentemente!


Abraços, flores, estrelas..


.

Sheila disse...

Li, em algum lugar, que, geralmente, quem diz que não tem tempo é quem, na verdade, tem o tempo mais livre, só que não sabe usá-lo.
Eu confesso que ando meio perdida no meu tempo...Mas pretendo melhorar.

Beijos, prima!

Sabrina disse...

Sim... é verdade!
E parece que quanto mais o tempo passa, mas sem tempo ficamos... às vezes, quando paramos e respiramos, nos damos conta do quanto estamos correndo e o pior é descobrir que corremos na direção errada. As coisas importantes acabam sendo esquecidas... e isso é muito triste!!! Mas sempre é hora para retomá-las. Dar um abraço, escutar o outro, amar, sorrir para a vida...

que o seu dia seja de alegrias!!

um beijo no coração