AMOR E DEDICAÇÃO
Em 1994 o prêmio Nobel de Economia, no valor de 930.000 dólares, distribuído anualmente pela Academia Sueca de Ciências, foi dividido entre um alemão e dois americanos, por sua contribuição para estabelecer os fundamentos da teoria dos jogos.
A teoria dos jogos transformou o mundo dos negócios e substituiu a economia clássica baseada na pura competição.
Criada na década de 1940, grande parte da sua base matemática foi desenvolvida por John F. Nash em sua tese de doutorado na Universidade de Princeton.
Nash foi um dos ganhadores do prêmio Nobel. Nascido em 1928, na Virgínia ocidental, Nash estudou matemática no Instituto de Tecnologia Carnegie e em Princeton. Em 1951 passou a integrar a equipe do Instituto de Tecnologia de Massachusetts.
O que ressalta em sua vida, entretanto, não é a sua genialidade, mas o grande martírio que foi a sua vida.
Com diagnóstico de esquizofrenia, ele foi recolhido a um hospital psiquiátrico e submetido, inclusive, a choques por insulina.
Ele tinha, segundo os médicos, alucinações, ilusões, que o levavam a imaginar conspirações internacionais e a se acreditar capaz de impedir um grande problema mundial.
Também afirmava receber ordens de determinadas pessoas, invisíveis aos demais.
Fosse a sua imaginação ou fossem espíritos que o atormentassem, dentro do seu quadro de quase loucura, o que importa é que ele superou a dificuldade.
Em todos os momentos, inclusive nos das maiores e piores crises de quase loucura, sua esposa esteve com ele.
Alícia dispôs-se a mantê-lo em casa mesmo quando, por recomendação médica, que o julgava perigoso, deveria retornar para o tratamento no hospital e se submeter, outra vez, aos choques e medicação mais potente, a fim de impedir a loucura total.
“Quer saber o que é real?” – pergunta ela ao marido. E, tocando-lhe a face com muito carinho, diz: “isto é real.”
Depois toma a mão dele e a coloca em seu próprio rosto, repetindo: “isto é real.” Em seguida leva a mão ao coração, fazendo-o sentir o pulsar descompassado e torna a afirmar: “isto é real.”
Finalmente, ela lhe diz: “Talvez a parte que saiba que tenha que acordar de um sonho não esteja em seu cérebro. Talvez esteja em seu coração.”
Ela apostou na sua melhora. E ele correspondeu. Com esforço incrível, sendo muitas vezes motivo de risos dos estudantes, ele retornou para a Universidade de Princeton, com permissão de assistir algumas aulas e freqüentar a biblioteca.
Lutou bravamente para não atender aos rogos e ordens dos personagens invisíveis que o atormentavam e conseguiu reaver sua cadeira de professor.
Na noite de dezembro de 1994, ao receber o seu prêmio, em Estocolmo, o discurso de Nash foi emocionante:
“Sempre acreditei nos números. Nas equações e na lógica que leva à razão. E após uma vida toda de buscas, pergunto: o que realmente é a lógica?
Quem decide a razão?
Minha procura me levou através do físico, do metafísico, do ilusório e de volta. E fiz a descoberta mais importante da minha carreira.
A descoberta mais importante da minha vida. É somente nas misteriosas equações do amor que qualquer lógica ou razão pode ser encontrada.”
E, olhando para a esposa, emocionada, na platéia, completou: ”Só estou aqui esta noite por sua causa. Você é a razão de eu existir. Você é todas as minhas razões.”
&&&&&&&&&&&&&&&&&&
Uma Mente Brilhante
titulo original: (A Beautiful Mind)
Lançamento: 2001 (EUA)
direção: Ron Howard
tores: Russell Crowe , Ed Harris , Jennifer Connelly , Paul Bettany , Adam Goldberg
duração: 135 min
gênero: Drama
Fonte do texto :Redação do Momento Espírita
http://www.chicoxavierbrasil.com/confeitariadeideias
4 comentários:
Mari,
O filme é muito belo e emocionante. O Nash é um exemplo de luta, persistência e superação, mas o mais tocante é a luta, a persistência e a superação de sua esposa em seu grande exemplo de AMOR.
Quando compreendermos que só no AMOR (seja de que forma for) está a razão de nossas vidas, estaremos, provavelmente, edificando o Reino de Deus sobre a Terra.
Beijo de carinho do amigo,
Benja.
Mari,
Este filme é tocante sob muitos aspectos.
Eu gosto muito da parte em que entregam as canetas e também do discurso de agradecimento dele.
O amor nos ensina a superar os maiores desafios.
Beijos e boa semana!
Carol
Mari,
Bom receber notícias tuas hoje, um ano depois do nosso encontro na Urca.
Também espero que não demore a gente se rever de novo.
Bjs,
Carol
Eu estou vendo o filme hoje ,em casa, e senti uma força de impulsão por ter vivenciado uma rejeição para retornar ao trabalho em sala de aula desde 2005(apesar de ter ministrado aula neste ano)e, depois fui colocada ao ostracismo em 2007.
Outra vez no ano de 2008 retornei a sala de aula sem suporte pedagógico e valorização profissional por parte da direção da escola e de órgãos superiores ligados a secretaria de educação no estado de Sergipe-Brasil, na cidade de Estância. Isto, devido a um caso de f-33 que em psiquiatria é depressão recorrente.Outra vez em 2009 fui relegada ao ostracismo a partir de 22 julho na mesma escola em que atuo desde 18 de abril de 1994 hoje a unidade de ensino foi elevada a colégio Estadual Professor Gilson Amado (fone para contato 0**79 35224156). Agora em 2010 estou atuando em sala de aula mas o descaso comigo prevalece em coisas simples como: pedido de xerox para o trabalho com redação pois sou professora de Português e redação no ensino fundamental de 5ª a 8ª séries com carga horária semanal de 25 horas, mesmo tendo completado já 17 anos e onze meses de trabalho e sendo concursada.Além de ter a formação acadêmica em Letras português desde 2001 em graduação pela Universidade Federal de Sergipe. O meu currículo está na plataforma Lattes.
O filme é uma história de esforço pessoal e ajuda de amigos e da esposa, ou seja, de pessoas que acreditam que John é Uma Mente Brilhante.
Criei um blog (paz-valdetepaz.blogspot.com) para dedicar-me a assuntos de interesse para outras pessoas e um modo de ocupar-me. Também criei no orkut uma comunidade de xadrez Xadrez- Mestre Clodô. Além de um diário, tb no orkut com o nome professora valdete paz.
Estou cursando licenciatura em Química pelo sistema de estudo a distância da Universidade Federal de Sergipe (cesad.ufs.br) no Pólo de Estância - Sergipe, onde resido.
Assisti a filmes de motivação e nos últimos meses: A vida secreta da palavras, A vida secreta das abelhas, Tomates verdes fritos, À espera de um milagre.
Recomendo muito amor entre as pessoas pois as pessoas que fazem outras pessoas sofrerem são necessariamente ou convictamente infelizes e manipulam o sofrimento alheio como desespero por não serem felizes ou capazes de amar sem barganha ou para estarem dentro das fileiras políticas e ganharem cargos que lhes são dados por estarem por perto , porém por pouco ou nenhum merecimento é o que está acontecendo na escola em que trabalho onde quatro indicações políticas diferentes distribuem os cargos de direção e falta entre eles a SINERGIA para um bom trabalho e para a educação ser a prioridade deles na escola e para atender ao aluno com bom senso.
Espero ter oportunidade de levar o filme em uma reunião na escola ou aula com os alunos para tentar mudar neles o foco de vida e despertar-lhes para o que há de vir na vida deles ou de quaisquer um de nós. Pois o respeito também se ensina e este filme é uma bela lição de respeito e superação.
Postar um comentário