A paz interior como fundamento da paz exterior:
"A paz que anunciais com a boca, mais deveis tê-la em vossos corações. Ninguém seja por vós provocado à ira ou ao escândalo, mas todos por vossa mansidão sejam levados à paz, a benignidade e à concórdia. Pois é para isso que fomos chamados: para curar os feridos, reanimar os abatidos e trazer de volta os que estão no erro"São Francisco de Assis
Trata-se da paz do coração que conquistaram. Francisco exorta seus frades a anunciar a paz e a testemunhá-la com doçura, porque este é o único caminho de comunicação para atrair todos os homens para a verdadeira paz, a bondade e a concórdia.
A saudação da paz, como primeira palavra que os frades dirigem aos outros, tem o objetivo de abrir os corações à paz, isto é, à força espiritual interior: a paz interior da bem-aventurança e a paz proclamada e dirigida a todos, constituem uma única e mesma realidade.
Fonte : http://www.franciscanos.org.br
Imagem : Nacional Geográfica
***************
Esse post pelo dia 4/10, dia de São Francisco, dedico com carinho ao querido amigo Benjamim pela paz e pelo amor que ele transmite ,pelo blog ( Irmão Sol, Irmã Lua ) repleto de belas mensagens que tanto nos inspiram a seguir o exemplo do amado Santo.
3 comentários:
Parabéns pela homenagem a esse grande Santo
Mari,
A melhor forma de transmitirmos ao outro toda e qualquer virtude, assim como a PAZ, é através da conquista primeiramente interior. São Francisco é sábio ao ensinar seus discípulos, definindo com exatidão os deveres de todo verdadeiro cristão.
Obrigado pela dedicatória, por suas palavras tão generosas e bondosas, e pelo carinho de sempre. Que o amado Santo a abençoe e lhe dê a PAZ!
Um beijo do amigo,
Benja.
Bela homenagem, não acredito em santidade, mas acredito nas palavras sabias deste bom homem e seus ensinamentos.
Parabéns por seu espaço,
Voltarei,
Luciano Braz
Postar um comentário