domingo, 30 de setembro de 2007

Pensamentos



DALAI LAMA - pensamentos

A bondade é o que realmente importa. A bondade, o amor e a compaixão combinados são sentimentos que levam à essência da fraternidade. São os alicerces da paz interior.

Para cultivar a sabedoria, é preciso força interior.

Sem crescimento interno, é difícil conquistar a autoconfiança e a coragem necessárias.
Sem elas, nossa vida se complica.
O impossível torna-se possível com a força de vontade.

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Flores

Crisantemos foto de Cecilia T.Scholten

As flores influenciam nosso estado de espírito... E são raras as pessoas que não se encantam ao recebê-las.Recorde alguns momentos importantes da sua vida , as flores com certeza estavam presentes .
Elas simbolizam amor, solidariedade, amizade, alegria e proporcionam bem estar, trazendo beleza e cor aos nossos dias !!!

A Primavera sempre nos passa uma nova Energia, uma sensação de “ começar de novo” .

Então que floresçam planos e sonhos, que se renove o entusiasmo pela vida!!!!

domingo, 23 de setembro de 2007

Saudades

Fotografia de um elétrico vermelho na cidade de Lisboa ( retirada da internet )

Hoje amanheci com saudades!

Saudades do Manuel,saudades dos locais onde estivemos juntos em Portugal.
Lisboa é uma cidade linda, repleta de tradições e de contrastes
Recordei as caminhadas que fiz pela cidade, a praça do Comércio , a Rua Augusta, o Castelo de São Jorge , a Sé, o café Martinho da Arcada onde eu e Manuel iamos sempre.
O pequeno almoço no Bairro de Belém , ao lado do Mosteiro dos Jerônimos num domingo de muita chuva foi nosso ultimo passeio.


Foram tantos momentos de cumplicidade , amor e alegria .

Foram dias inesqueciveis!

Existe tanta doçura , encantamento e descobertas quando escrevemos as primeiras palavras de uma história que não sabemos aonde irá nos levar.

Era um sonho que se realizava e ao mesmo tempo outros sonhos nasceram daquele encontro.
Temos alguns obstáculos a superar ainda,mas como Lia Luft diz no seu belo texto sobre o amor :

Viver é um heroísmo, viver bem um amor, mais ainda. O casal perfeito talvez seja aquele que não desiste de correr atrás do sonho e da certeza de que, apesar dos pesares, nós, a cada dia, nos escolheríamos novamente!!!


Que o amor esteja presente nas nossas vidas na sua forma mais bela!

Uma semana abençoada para todos nós!

sábado, 22 de setembro de 2007

Confiança


Confiança
O que é bonito neste mundo, e anima,
É ver que na vindima
De cada sonho
Fica a cepa a sonhar outra aventura…
E que a doçura
Que se não prova
Se transfigura
Numa doçura
Muito mais pura
E muito mais nova…

Miguel Torga
(1907-1995)

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Melhores momentos virtuais


Uma amiga querida a Carol do Casa de Palavras, me surpreendeu com uma indicação para receber o Prêmio Melhores Momentos Virtuais. Fiquei muito,muito feliz!!!

Carol, obrigada por me cativar com sua poesia, amizade e sensibilidade .

Agora devo indicar também cinco blogueiros para o prêmio. Já me encantei com tantos blogs lindos e não saberia indicar apenas 5, então nesse momento aproveito para homenagear aquelas que me inspiraram a participar da blogosfera e onde sempre tenho os meus melhores momentos virtuais:






Mensagem do Dalai Lama


Dalai Lama

Dentro dos anos de minha vida, eu, Tenzin Gyatso, o monge budista, serei apenas uma lembrança. Na verdade, é pouco provável que qualquer uma das pessoas que estejam agora lendo estas palavras possa estar viva daqui a cem anos. O tempo passa inexoravelmente. Quando cometemos erros não podemos voltar os ponteiros do relógio para tentar outra vez.
A única coisa que podemos fazer é usar bem o presente.

Então, quando nosso último dia chegar, poderemos olhar para trás e ver que vivemos vidas plenas, produtivas e significativas, o que nos trará algum conforto.Do contrário, a tristeza pode ser muito grande. A escolha entre as duas alternativas cabe somente a nós.

A melhor maneira de ter certeza de que um dia nos aproximaremos da morte sem remorsos é agindo de maneira responsável e manifestando compaixão pelos outros no presente.


Na verdade, isso é de nosso próprio interesse e não apenas porque vá nos beneficiar no futuro. Como vimos à compaixão é uma das coisas que mais dão sentido às nossas vidas. É a fonte de toda felicidade e alegria duradouras. É o alicerce de um bom coração, o coração daquele que age motivado pela vontade de ajudar os outros. Por meio da bondade, da afeição, da honestidade, por meio da verdade e da justiça para com todos os outros é que asseguramos nossos próprios benefícios.Esta não é uma questão para ser debatida com teorizações complicadas. É uma questão simples, de bom senso. Não há como negar que a consideração pelos outros é algo valioso. Não há como negar que a nossa felicidade está inextricavelmente entrelaçada à felicidade dos outros. Não há como negar que, se a sociedade sofre, nós também sofremos. Nem há como negar que quanto mais animosidade há em nossos corações, mais infelizes nos tornamos. Por isso, podemos rejeitar tudo o mais: religião, ideologia,toda a sabedoria recebida. Mas não podemos escapar à necessidade de amor e compaixão (...)
A aquisição de objetos materiais não proporciona satisfação duradoura. Não importa quantos amigos conquistemos, não serão eles que de fato vão fazer anossa felicidade.E entregar-se aos prazeres dos sentidos é apenas um convite a várias formas de sofrimento. É como o mel lambuzado na lâmina de uma espada. Nem por isso devemos desprezar nosso corpo. Pelo contrário, pois não podemos fazer nada por ninguém nem por nós mesmos sem que ele esteja bem. Mas precisamos evitar os extremos que podem nos prejudicar.

Quando nos concentramos no que é mundano, o essencial permanece escondido de nós. É claro que se pudéssemos ser verdadeiramente felizes dessa maneira, este tipo e vida seria inteiramente razoável. Mas não podemos. Na melhor das hipóteses, a vida vai transcorrendo sem grandes aborrecimentos. Mas os problemas chegam, mais cedo ou mais tarde, e nos encontram despreparados. Não sabemos como lidar com eles. E nos desesperamos, e nos lamentamos.

Portanto, uno minhas duas mãos e apelo a você, leitor, para que torne o resto de sua vida tão significativo quanto possível. Faça isso através da prática espiritual,se puder.

Como espero ter deixado claro, não há nada de misterioso nisso.Consiste apenas em agir levando os outros em consideração. E se você o fizer com sinceridade e persistência, pouco a pouco, passo a passo, será capaz de reordenar seus hábitos e atitudes e pensar menos em seu pequeno mundo de interesses e mais nos interesses de todas as outras pessoas. E encontrará paz e felicidade para si mesmo.

Abandone a inveja, desapegue-se do desejo de sobrepujar os outros. Em vez disso, tente fazer bem a eles. Com bondade e gentileza, com coragem e confiando que é assim que terá sucesso de fato, receba-os como um sorriso. Seja franco e honesto. E tente ser imparcial. Trate todos como se fossem amigos muito próximos. Não digo isso como Dalai Lama ou como alguém que tenha poderes ou talentos especiais.Não os tenho. Falo como um ser humano, alguém que, como você, quer ser feliz e não sofrer.

Mas se você por algum motivo não puder ajudar os outros, procure ao menos não lhes fazer nenhum mal. Considere-se um turista. Pense no mundo como é visto do espaço,tão pequeno e insignificante, e ainda assim tão belo. Haveria realmente alguma coisa a ganhar fazendo mal a alguém durante a nossa estada aqui? Não seria preferível e mais razoável divertir-se e aproveitar a ocasião tranqüilamente como se estivesse visitando um lugar diferente?

Portanto, se em seu passeio pelo mundo você dispuser de um momento, tente ajudar, mesmo que de forma modesta, aqueles que são oprimidos ou que por alguma razão não podem ou não querem ajudar a si mesmos. Tente não dar as costas àqueles cuja aparência é perturbadora, aos maltrapilhos e enfermos. Procure nunca pensar neles como se fossem inferiores. Se puder,não se considere melhor do que nem mesmo o mendigo mais humilde. Vocês dois terão a mesma aparência depois da morte.

Para encerrar, gostaria de compartilhar com você uma breve oração que serve de grande inspiração para meu propósito de fazer bem aos outros.

Que eu me torne em todos os momentos, agora e sempre
um guia para os que perderam o rumo,
um navio para os que têm oceanos a cruzar,
uma ponte para aos que têm rios a atravessar,
um santuário para os que estão em perigo,
uma lâmpada para os que não tem luz,
um refúgio para os que não tem abrigo e
um servidor para todos os necessitados.

S.S. o Dalai Lama - Uma Ética para o Novo Milênio



*******************************************************************

Meu querido Manuel me fez uma bela surpresa ao enviar esse texto , ontem a noite por e-mail, com um comentário de que nunca antes uma mensagem lhe ensinara tanto e de modo tão simples e direto.

Concordo com ele, e por isso quero partilhar com vocês essas belas palavras que inspiram sentimentos maravilhosos!


Uma semana abençoada para todos nós!

sábado, 8 de setembro de 2007

A águia e a galinha


A ÁGUIA E A GALINHA
Uma metáfora da condição humana


"Um camponês criou um filhotinho de águia junto com suas galinhas. Tratando-a da mesma maneira que tratava as galinhas, de modo que ela pensasse que também era uma galinha. Dando a mesma comida jogada no chão, a mesma água num bebedouro rente ao solo, e fazendo-a ciscar para complementar a alimentação, como se fosse uma galinha. E a águia passou a se portar como se galinha fosse,embora a águia fosse o rei/rainha de todos os pássaros.
Depois de alguns anos, este homem recebeu em sua casa a visita de um naturalista. Enquanto passeavam pelo jardim, disse o naturalista:
- Isto não é uma galinha, é uma águia!
De fato – disse o camponês. É águia. Mas eu criei como galinha.Ela não é mas uma águia. Transformou-se em galinha como as outras, apesar das asas de quase três metros de extensão.

- Não – retrucou o naturalista. Ela é e será sempre uma águia.

Pois tem um coração de águia. Este coração a fará um dia voar ás alturas
Não, não – insistiu o camponês. Ela virou galinha e jamais voará como águia.


Então decidiram fazer uma prova.
O naturalista tomou a águia, ergueu-a bem alto e desafiando-a disse:

- já que você de fato é uma águia, já que você pertence ao céu e não a terra, então abra suas asas e voe!
A águia pousou sobre o braço estendido do naturalista. Olhava distraidamente ao redor. Viu as galinhas lá embaixo, ciscando grãos. E pulou para junto delas.


O camponês comentou: - Eu lhe disse, ela virou uma simples galinha!


- Não – tornou a insistir o naturalista. Ela é uma águia.
E uma águia será sempre uma águia. Vamos experimentar novamente amanhã.

No dia seguinte, o naturalista subiu com a águia no teto da casa.

Sussurrou-lhe: - Águia, já que você é uma águia, abra as suas asas e voe! Mas quando a águia viu lá embaixo as galinhas, ciscando o chão, pulou e foi para junto delas.


O camponês sorriu e voltou à carga: - Eu lhe havia dito, ela virou galinha!


O naturalista disse: - Amanhã, veremos...


No dia seguinte, logo de manhã, eles subiram até o alto de uma montanha.


O naturalista levantou a águia e disse:


- Águia, veja este horizonte, veja o sol lá em cima, e os campos verdes lá em baixo, veja, todas estas nuvens podem ser suas. Desperte para sua natureza, e voe como águia que és...A águia começou a ver tudo aquilo, e foi ficando maravilhada com a beleza das coisas que nunca tinha visto, ficou um pouco confusa no inicio, sem entender o porquê tinha ficado tanto tempo alienada.
Então ela sentiu seu sangue de águia correr nas veias, perfilou, de vagar, suas asas e partiu num vôo lindo, até que desapareceu no horizonte azul."


Autor: James Aggrey

Esta história pode ser vista no livro de Leonardo Boff, com o mesmo título: A águia e a galinha.
*******************************************

As vezes vivemos como se fossemos galinhas , porém, somos águias. Por isso, todos podemos voar, se quisermos. Talvez não seja um processo rápido, mas insista, não desista , tente novamente!Busque ajuda se preciso.Voe cada vez mais alto, não se contente com os grãos que lhe jogam para ciscar.!


**************************************************

Frei Leonardo Boff nos lança um desafio:

Cada um hospeda dentro de si uma águia.
Sente-se portador de um projeto infinito.

Quer romper os limites apertados de seu arranjo existencial.

Há movimentos que pretendem reduzir-nos a simples galinhas, confinadas aos limites do terreiro.
Como vamos dar asas à águia, ganhar altura, integrar também a galinha e sermos heróis de nossa própria saga?

sábado, 1 de setembro de 2007

Tempo


Vale a pena relembrar o diálogo entre o Pequeno Príncipe e a raposa:

E voltou, então, à raposa:

- Adeus, disse ele...
- Adeus, disse a raposa. Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos.
-O essencial é invisível para os olhos, repetiu o principezinho, a fim de se lembrar.
- Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante.
- Foi o tempo que eu perdi com a minha rosa... repetiu o principezinho, a fim de se lembrar.
- Os homens esqueceram essa verdade, disse a raposa. Mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Tu és responsável pela rosa...
- Eu sou responsável pela minha rosa... repetiu o principezinho, a fim de se lembrar."
*********************************************************************************
Esse trecho do livro “ O pequeno príncipe” me fez pensar que Fernando Veríssimo está certíssimo quando diz que " precisamos urgentemente voltar o costume "antigo" de "ter tempo", de dar um tempo para o tempo nos mostrar quem são as pessoas."
Como é bom ir descobrindo afinidades, ser cativada por gestos de carinho e amizade...
Infelizmente tempo é mercadoria cada vez mais rara., Precisamos dele para tudo: preparar o almoço,ler aquele livro, assistir aquele filme ( quem já não devolveu um dvd a locadora sem ter tempo de assistir?) conversar com o amigo, concluir um relatório etc., etc.,
E num relacionamento seja de amor ou amizade, tempo é fundamental! Tempo para ouvir, tempo para falar ,tempo para partilhar alegrias, apoiar nos momentos dificeis, se fazer presente na vida do outro.
Cada vez mais é importante que você valorize o seu tempo, defina o que é importante, o que faz você feliz , quais seus sonhos, e não se esqueça de reservar tempo para as pessoas que ama.
Esse será sempre o tempo mais bem utilizado!