quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

As chaves de casa



















Assisti recentemente e me emocionei muito com esse belo filme italiano “As Chaves de Casa”, de Gianni Amélio, inspirado no romance “Nati due volte”, de Giuseppe Pontiggia, que narra, com apuro técnico e atuações magistrais, a tentativa de reaproximação de um jovem pai do filho excepcional, de 15 anos de idade, que ele abandonara desde que nascera, trazendo à reflexão a questão do compromisso do indivíduo para com a família e o respeito dele para consigo próprio.

ANDREA ROSSI, que faz sua estréia no cinema como o adolescente Paolo, tem problemas similares aos de Andrea Pontiggia. Ainda que não se pareça com ele fisicamente, têm a mesma ingenuidade, a mesma alegria confiante e a mesma joie de vivre. A filmagem foi algo muito especial graças a ele. Andrea influenciou de maneira muito positiva a rodagem, com seu modo irônico de dissolver cada problema que surgia, grande ou pequeno, inerente à mecânica do cinema.

KIM ROSSI STUART interpreta o pai, Gianni, um homem jovem e inseguro, que concebe a condição de seu filho como uma condenação, como o buraco negro de sua existência. A mãe de Paolo morreu ao dar a luz e Gianni fugiu antes de encontrar como filho, nascido com alguns problemas. Encontrar Paolo depois de 15 anos, quando o pedem que o acompanhe a um hospital de Berlim, faz com que o medo tome conta de Gianni: acha que é incapaz de enfrentar a situação.

O filme narra esse mútuo descobrimento, amor, ressentimento e frágeis esperanças. A certa altura do filme , Paolo e o pai estão enamorados um do outro. O menino então tira do bolso as chaves que usa para abrir as portas da casa onde vive com seus tios e pergunta: “Poderei entrar em sua casa com minhas chaves”?
O pai responde que sim, pois após aquela viagem o filho já entrara em seu coração.
****
Informações Técnicas

Título no Brasil: As Chaves de Casa
Título Original: Le Chiavi di casa / The Keys to the House
Gênero: Drama
Ano de Lançamento: 2004
Site Oficial: http://www.lesclefsdelamaison.com/
Estúdio/Distrib.: Filmes do Estação
Direção: Gianni Amelio
Elenco:
Kim Rossi Stuart Gianni
Andrea Rossi .... Paolo

Fontes:
http://www.estacaovirtual.com/aschavesdecasa/aschavesdecasa_release.pdf

3 comentários:

Rose disse...

Parece-me comovente pela sinopse que você nos apresentou!
Adoro filmes italianos! Aliás, acho que, de certo modo, na Itália,deixei "as chaves de casa"!(rsrs...) Um dia, volto e abro, com muita emoção, as portas das lembranças que me comovem a alma!...
Obrigada pela sugestão, "Mari"!
E também por sua presença terna e amiga nos meus dias "internéticos"!
Beijos e bom final de semana!
Rose.

Irmão Sol, Irmã Lua disse...

Mari,
Já havia ficado interessado pelo filme quando me falou por tel, lendo a sinopse parece-me ser um belo e comovente filme.
Vou buscar assisti-lo, depois lhe falo.
Beijo,
Benja.

Unknown disse...

Interrante, fiquei com vontade de assistir, obrigado pela dica, beijos!