terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Aprendendo a voar


“Um filhote de pássaro sabe quando pode voar.
Havia alguns ninhos perto de nós, quando tomamos o café da manhã, hoje, e vimos várias pequenas famílias se lançarem ao vôo.
Esses pequenos seres jamais cometem um erro.
Eles se mantêm no bando até saberem que podem voar, e então voam.
Penso que, de um modo ou de outro, interiormente, uma pessoa também sabe o equivalente a isso.”

(Trecho do Livro 'O Poder do Mito' – Joseph Campbell)

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Sobre a Esperança

Foto de Pitty Ribeiro

A esperança não é um sonho, mas uma maneira de traduzir os sonhos em realidade. ...

(Martin Luther King).

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

A cor do Paraíso


A Cor do Paraíso

Hoje venho recomendar um dos filmes mais emocionantes e bonitos que ja assisti.Trata-se do filme"A Cor do Paraíso" , filme iraniano que já recebeu muitos prêmios mundo afora.

O Filme narra a comovente história de Mohammad, um menino cego que mora numa escola para deficientes visuais e que, nas férias, volta para seu vilarejo nas montanhas, onde convive com as irmãs e sua adorada avó.

Mohammad busca o sentido da vida nas mínimas coisas, nos sons mais singelos da natureza e na sensibilidade do toque. O jeito simples com que Mohammad procura ver o mundo"é uma lição de vida .E uma das grandes mensagens do filme é justamente que a natureza, em sua beleza e harmonia, reflete a perfeição divina.

Leiam abaixo parte de uma das criticas que li sobre esse belo filme.


*********************************************************************************

Em A Cor do Paraíso, seu quarto longa-metragem, o diretor Majid Majidi novamente volta a investigar a relação pai-filho, que dessa vez é muito menos otimista e harmoniosa do que no seu filme " Filhos do Paraíso".
Trata-se do drama de um menininho cego (o excelente Mohsen Ramezani, cego de verdade) rejeitado pelo pai. Se o documentário brasileiro Janela da Alma é um filme sobre deficientes visuais que se vale mais da palavra do que da imagem, no iraniano A Cor do Paraíso acontece justamente o contrário. O diretor faz uso do belo cenário natural e da exploração sensorial dos sons para tentar mostrar que a vida pode ser percebida de outras maneiras. E que o paraíso pode estar bem ali, no meio do inferno - basta querer vê-lo. Um filhote de passarinho esperando para ser colocado de volta ao ninho;
o toc-toc-toc dos pica-paus; o colorido dos campos onde o menino cego brinca com as irmãs; a superioridade que ele demonstra na leitura em braile durante uma classe com crianças "normais": cada um desses pequenos momentos carrega em si grande significado.


A COR DO PARAÍSO (RANG-E-KHODA)
Irã, 1999
Direção e Roteiro: MAJID MAJIDI
Duração: 88 min. fonte:
Fonte : Critica por Marcelo Janot
( http://www.criticos.com.br/criticas/critica_interna20.asp)

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Pensamentos

Ama e faz o que quiseres. Se calares, calarás com amor; se gritares, gritarás com amor; se corrigires, corrigirás com amor; se perdoares, perdoarás com amor. Se tiveres o amor enraizado em ti, nenhuma coisa senão o amor serão os teus frutos.
Santo Agostinho

Não existe um caminho para a paz; a paz é o caminho.
Mahatma Gandhi

Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz.
Madre Teresa de Calcutá