terça-feira, 9 de setembro de 2008

Desafio : Meu Haicai


Olho as flores do campo
Saudades de ti.
Inspiram meu canto


Tentei cumprir aqui o desafio de escrever um Haicai, proposto pela Rose, do lindo blog Eternessências.

Sobre Haicai :

O primeiro autor a popularizar o haikai no Brasil foi Guilherme de Almeida, que não só o dotou de estrutura métrica rígida, mas ainda de rimas e título. No esquema proposto por Almeida, o primeiro verso rima com o terceiro e o segundo verso possui uma rima interna (a 2ª sílaba rima com a 7ª sílaba). A forma do haikai de Guilherme de Almeida ainda tem muitos praticantes no Brasil.

Uma outra corrente do haikai brasileiro é a tradicionalista. Promovida inicialmente por imigrantes ou descendentes de imigrantes japoneses, como H. Masuda Goga e Teruko Oda, essa corrente define haikai como um poema de três versos, escrito em linguagem simples, sem rima, escrito em três versos que somam dezessete sílabas poéticas (cinco sílabas no primeiro verso, sete no segundo e cinco no terceiro). Além disso, o haikai tradicional deve conter sempre uma referência à estação do ano, expressa por uma palavra (o chamado kigo = palavra de estação).

Uma terceira forma de praticar o haikai no Brasil é a que não julga necessária a métrica nem o uso sistemático de uma referência à estação do ano em que o poema foi composto. Aqui, os principais nomes são Paulo Leminski , Millôr Fernandes e Alice Ruiz.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

3 comentários:

Eternessências disse...

Que lindinho, "Mari"!
Acho que flores do campo combinam com você!
Um belo exercício poético!
Saudades!
Rose.

Carol Timm disse...

Mari,

Adorei o Seu Haicai, as flores, todos os teus novos posts que estavam fazendo muita falta.

Acho que a primavera já está brotando no teu coração...

Beijos,
Carol

Irmão Sol, Irmã Lua disse...

Mari,
Simplesmente LINDO!
Doce e terno como você!
Perfeito!
Carinho,
Benja.