domingo, 9 de dezembro de 2007

Toque de delicadeza

Hoje li este texto, lembrei das palavras do profeta gentileza e decidi partilhar com vocês essa linda mensagem.Esta epoca de fim de ano é sempre um corre corre, e as vezes nesse stress esquecemos o essencial .
Que haja paz e se ela ainda não for possivel que ao menos ressurja a cada dia a esperança de encontra-la

Beijos e uma semana abençoada
com carinho,
Marilac

e agora leiam com atenção

Toque de Delicadeza

Um cotidiano repleto de pequenas surpresas pode melhorar bastante a vida!
Era domingo. Acordei, cheguei até a janela e vislumbrei uma belíssima manhã de sol. A natureza parecia em festa. Abri a porta para pegar o jornal e vi a surpresa: um ramalhete de flores amarelas sobre o tapete, na entrada. Pela segunda vez, a amiga Luciana repetia esse delicado gesto que iluminava ainda mais o meu dia.
Era sua forma de me dizer obrigada pelo abraço e incentivo de ontem ou parabéns pelo seu artigo no jornal de hoje.Luciana cultiva flores e amizades de uma forma delicada, com atenção e cuidados.

Valores que estão sendo esquecidos hoje em dia. A semente plantada pela amiga logo começou a brotar em meu coração e o dia se tornou ainda mais colorido. Recordei a cesta de café-da-manhã que recebi de uma prima querida, no dia do médico, a festa de aniversário que minha irmã me preparou no ano passado, o cheiro de bolo assando no forno; a maneira de minha avó me dar boas vindas e demonstrar que estava com saudade. Sentar à mesa da cozinha e saborear os quitutes da minha avó é uma das lembranças mais doces da minha infância.

As flores de Luciana me despertaram. Quero cultivar com mais cuidado meus canteiros. Cuidar melhor de mim, do outro e do planeta.Naquele dia, fiz aqueles telefonemas que estivera adiando, convidei uma outra amiga para almoçar, promovi um joguinho de cartas à noite, ouvimos música e, entre uma partida e outra, compartilhamos nossas histórias e celebramos a vida. Quando se planta atenção, colhe-se gratidão.

O desejo de retribuir vem naturalmente e um pequeno gesto acaba inspirando vários outros.Um simples sorriso ou um elogio despretencioso pode mudar o dia de uma pessoa. Sempre acreditei que juntos podemos fazer do nosso planeta um lugar maravilhoso. Um abraço caloroso, uma carícia suave, um sincero ´eu te amo´ podem derreter a pessoa mais insensível.

Se é tão gostoso e gratificante o contato físico, por que ele estava seguindo os passos do mico-leão e também entrando em extinção? Está mais do que comprovado o quanto o toque estimula, cura, rejuvenesce nossos corpos e, ao mesmo tempo em que reanima o espírito, revigora a mente.

Por que, então, não usufruir de tão delicioso e acessível elixir?

Se as pessoas se abraçassem, se beijassem e se tocassem mais no dia-a-dia, com certeza, terapeutas, médicos e curandeiros teriam bem menos trabalho, assim como advogados de acusação e defesa, entre outros profissionais.

E você, quando foi a última vez que deu um abraço, um beijo, fez um elogio a alguém? Tome uma atitude! Não espere, faça acontecer. Você pode transformar sua vida. Comece agora mesmo e, depois, usufrua as conseqüências...


*Lucia Maranhão -Médica, especialista em saúde da família, mestra em Reiki e terapia anti-estresse
Artigo publicado no jornal Diário do Nordeste em 9/12/2007 Caderno Viva

16 comentários:

Edson Marques disse...

Belíssimo texto!


Você acertou na sua escolha.

Abraços, flores, estrelas..

Anônimo disse...

Belas palavras...


*hj vou colocar o meu meme.
Já tenho a palavra...rssss

*beijoks

Vânia Sousa disse...

Agradeço pela visita e deixo registrado que adorei seu blog e voltarei mais vezes.
Bjs.

Anônimo disse...

Amor,
não gostei do post.... (risos)
Que história é esta de dar menos trabalho aos advogados??

Ouvi falar do Sr. Gentileza num concerto da Marisa Monte em Lisboa.

Que falta que fazem os bons conselhos, as boas vibrações, uma palavra de paz, um jeito mais doce no meio da selva urbana, da desconfiança dos corações. Que bom a palavra de amor contra a inveja e o ciúme.

Marilac, entendeu muito bem as características e a necessidade do Profeta Gentileza. Aliás, irei me queixar à Sociedade de Autores, pois penso que o profeta Gentileza plageou os sentimentos de tranquilidade, rectidão, de afabilidade, bom conselho e sensibilidade que encontro na minha Luizinha. Claro que eu sou suspeito, mas não me importo e é esta a minha opinião? Não concordam?


José Manuel Ramos

Rose disse...

"Mari":
Gentileza é exercício para todos os dias.Virtude que encanta a vida e eleva as almas!...
Uma fórmula simples para combater a violência dos dias atuais.
Um gesto gentil semeia luminosidades!...
Beijos ternos!
Rose.

Ela disse...

Ola querida
Tô com saudade grande.!

Anônimo disse...

Me lembrou Patch Adams e Corrente do Bem. Eu partilho dessa ideologia: gentileza gera gentileza, e o que plantamos vai repercurtir no mundo em que vivemos.

O mundo precisa de mudanças, e pequenos gestos são necessários - simbolos para mostrar que os maiores são possíveis...

beijos!

Gabriel
(questionar.wordpress.com)

Carol Timm disse...

Mari,

O mundo precisa de mais pessoas como você!

Gentileza é como amor: cresce a medida que se reparte...

Beijos, amiga...

Carol

NanaTerê disse...

Uma das coisas que mudou minha vida, foi quando aprendi a demonstrar o meu amor às pessoas que me cercam. A principio alguns estranhavam, mas eu não desisti. E a melhor recompensa disso tudo foi ouvir de um desses amigos, que eu havia o ajudado atraves desse meu gesto, a tambem saber dizer Eu Te Amo às pessoas que são importantes a ele.
Lindo texto!!!! Parabéns!!!

Anônimo disse...

Mari, muito bom o texto!! Melhor ainda é a frase, incrível!
Bjos

. fina flor . disse...

eu pratico a gentileza todos os dias e posso garantir: ela retorna ainda mais perfumada.

beijos, querida e valeu a visita!

volte sempre!!!

até

MM.

Eärwen disse...

Nada melhor do que ler estas palavras! Realmente nesta época devemos nos lembrar de colocar nossa mente também em mensagens que acrescentam.
Agradeço o carinho deixado em meu mundo.

Pérolas incandescentes de delicadezas.

Eärwen

Rose disse...

"Mari":
Está tudo bem com você?
Tá tão sumida!!!!
Beijinhos!
Rose.

Irmão Sol, Irmã Lua disse...

Oi Mari,
Sim, Natal é época de refletir e pensar muito na vida... nos sonhos... no Amor... Pois Ele veio por muito nos amar e buscando amar nosso próximo estaremos retribuindo Seu grande amor.
Deus a abençoe!!!
Carinho,
Benjamin.

Cadinho RoCo disse...

Pois é assim mesmo que conseguimos, pelo expediente do acreditar, sentir o perfume das flôres que cultivamos sob o mais puro e simples expediente do amor, tão transparente e nitritivo quanto a água que usamos para regar a terra fértil.
Cadinho RoCo

Rose disse...

Querida "Mari":
Passo para lhe desejar Luz neste Natal!
Que a lembrança deste dia santo possa lhe infundir PAZ e muita ALEGRIA, renovando-lhe os ideais e sentimentos para o próximo NOVO ANO!
Obrigada pela ternura e por sua presença virtual sempre tão marcante aqui no meu "blog"!
Carinho,
Rose.