
Hoje li este texto, lembrei das palavras do profeta gentileza e decidi partilhar com vocês essa linda mensagem.Esta epoca de fim de ano é sempre um corre corre, e as vezes nesse stress esquecemos o essencial .
Que haja paz e se ela ainda não for possivel que ao menos ressurja a cada dia a esperança de encontra-la
Beijos e uma semana abençoada
com carinho,
Marilac
e agora leiam com atenção
Toque de DelicadezaUm cotidiano repleto de pequenas surpresas pode melhorar bastante a vida!
Era domingo. Acordei, cheguei até a janela e vislumbrei uma belíssima manhã de sol. A natureza parecia em festa. Abri a porta para pegar o jornal e vi a surpresa: um ramalhete de flores amarelas sobre o tapete, na entrada. Pela segunda vez, a amiga Luciana repetia esse delicado gesto que iluminava ainda mais o meu dia.
Era sua forma de me dizer obrigada pelo abraço e incentivo de ontem ou parabéns pelo seu artigo no jornal de hoje.Luciana cultiva flores e amizades de uma forma delicada, com atenção e cuidados.
Valores que estão sendo esquecidos hoje em dia. A semente plantada pela amiga logo começou a brotar em meu coração e o dia se tornou ainda mais colorido. Recordei a cesta de café-da-manhã que recebi de uma prima querida, no dia do médico, a festa de aniversário que minha irmã me preparou no ano passado, o cheiro de bolo assando no forno; a maneira de minha avó me dar boas vindas e demonstrar que estava com saudade. Sentar à mesa da cozinha e saborear os quitutes da minha avó é uma das lembranças mais doces da minha infância.
As flores de Luciana me despertaram. Quero cultivar com mais cuidado meus canteiros. Cuidar melhor de mim, do outro e do planeta.Naquele dia, fiz aqueles telefonemas que estivera adiando, convidei uma outra amiga para almoçar, promovi um joguinho de cartas à noite, ouvimos música e, entre uma partida e outra, compartilhamos nossas histórias e celebramos a vida. Quando se planta atenção, colhe-se gratidão.
O desejo de retribuir vem naturalmente e um pequeno gesto acaba inspirando vários outros.Um simples sorriso ou um elogio despretencioso pode mudar o dia de uma pessoa. Sempre acreditei que juntos podemos fazer do nosso planeta um lugar maravilhoso. Um abraço caloroso, uma carícia suave, um sincero ´eu te amo´ podem derreter a pessoa mais insensível.
Se é tão gostoso e gratificante o contato físico, por que ele estava seguindo os passos do mico-leão e também entrando em extinção? Está mais do que comprovado o quanto o toque estimula, cura, rejuvenesce nossos corpos e, ao mesmo tempo em que reanima o espírito, revigora a mente.
Por que, então, não usufruir de tão delicioso e acessível elixir?
Se as pessoas se abraçassem, se beijassem e se tocassem mais no dia-a-dia, com certeza, terapeutas, médicos e curandeiros teriam bem menos trabalho, assim como advogados de acusação e defesa, entre outros profissionais.
E você, quando foi a última vez que deu um abraço, um beijo, fez um elogio a alguém? Tome uma atitude! Não espere, faça acontecer. Você pode transformar sua vida. Comece agora mesmo e, depois, usufrua as conseqüências...
*Lucia Maranhão -Médica, especialista em saúde da família, mestra em Reiki e terapia anti-estresse
Artigo publicado no jornal Diário do Nordeste em 9/12/2007 Caderno Viva